O encontro teve a participação de servidores municipais, profissionais da área da nutrição, munícipes e de representantes de organizações sociais
Diadema há alguns anos realiza políticas públicas na área da segurança alimentar e nutricional com o objetivo de conscientizar a população sobre os hábitos alimentares saudáveis, visando a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar.
Com essa perspectiva, a cidade lembrou na última terça-feira (2/4), no auditório da Fundação Florestan Fernandes, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, data criada pelo Ministério da Saúde, em 31 de março de 2015, para debater e refletir sobre o tema.
O evento realizado pela Prefeitura atraiu a participação de munícipes e servidores de quatro secretarias – Saúde, Educação, Segurança Alimentar e Esporte e Lazer. Também, contou, com a presença da nutricionista Nicole Almeida Conde Vidal que falou, entre outras coisas, sobre a importância da prática da alimentação adequada e de fatores que influenciam a nossa alimentação nos dias atuais.
Mestra em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoa (UFAL) e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Nicole chamou a atenção sobre o ambiente alimentar e como o comércio ligado ao setor interage e influencia na alimentação das pessoas. “Hoje os ultraprocessados ficam bem visíveis e em destaque nas gôndolas dos supermercados para atrair a atenção do consumidor. Isso é uma estratégia da indústria para aumentar a venda de produtos que não fazem bem a saúde”, disse. E finalizou: “Os alimentos in natura devem ser mais consumidos, os processados devem ser evitados e os que não podem ser ingeridos de forma alguma são os ultraprocessados”.
Para a assistente da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema (SESA), Luci Uliana, a importância dessa recomendação é o que tem norteado as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade. “Desde que as ações de SAN começaram a ser implantadas no município, na década de 80, a Prefeitura vem conscientizando os moradores sobre os hábitos alimentares saudáveis e construindo parcerias entre as secretarias municipais para realização desse trabalho. A cooperação entre as pastas é importante, porque amplia o contato com a população e as organizações sociais locais e ajuda a levar mais ações aos territórios”, declarou.
Para o secretário da SESA, Gel Antônio, o desenvolvimento das atividades de forma intersecretarial fortalece a educação alimentar em Diadema. “Vamos avançar cada vez nessas parcerias porque elas trazem mais informações para a população e também promovem saúde”, afirmou.
Em Diadema os programas realizados na área da segurança alimentar começaram há mais de 40 anos e todos com participação popular. Nos anos 80 foram desenvolvidas as compras comunitárias de alimentos e na anos 90 vieram os sacolões municipais que comercializavam produtos da cesta básica referenciados na tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos anos 2000 o trabalho se estendeu para as hortas comunitárias, banco de alimentos e restaurantes populares, programas que foram ampliados e que até hoje estão em pleno desenvolvimento.
Entre as ações da Segurança Alimentar que são realizadas com participações das secretarias municipais estão os cursos: “Manipulação dos Alimentos”, “Leitura de Rótulos” e “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. As formações são ministradas para frequentadores e funcionários das UBSs da Secretaria de Saúde e, também, para participantes dos programas Mulheres em Movimento e Caminhando Bem, da Secretaria de Esporte e Lazer.
Na Secretaria de Educação a parceria resultou na implantação de 23 Hortas Educacionais, que desperta nos alunos o interesse para as questões do meio ambiente e da alimentação saudável. Tem ainda o Projeto Cozinha Criativa que visa a qualificação profissional de munícipes, realizado com a Fundação Florestan Fernandes e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Também participaram do evento Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, o representante da pasta da Saúde, José Antônio, e o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Monoel Eduardo Marinho. Representando a Secretária de Educação, compareceu ao encontro Vânia Vieira.
Por Iara Santos Luz
Foto André Baldini
Commentaires